O Tiro Rápido de Precisão.

O Tiro Rápido de Precisão é uma prova de tiro que consiste em 20 disparos em dois alvos, totalizando 10 disparos em cada alvo, sempre com no máximo 6 cartuchos no carregador.

A prova é dividida em 3 partes:

  • 1ª série: 10 disparos no alvo da esquerda, em 25 segundos, com 1 recarga obrigatória;
  • 2ª série: 5 disparos no alvo da direita, em 9 segundos;
  • 3ª série: 5 disparos no mesmo alvo da direita, em 7 segundos.

Sobre a prova

Antes de cada série, os atiradores devem carregar a arma com no máximo 6 cartuchos. Após o comando “Atirador Pronto?”, devem estar com os braços estendidos e relaxados ao longo do corpo.

Caso o atleta diga “Não Pronto”, receberá 10 segundos adicionais, quando o RO repetirá o comando “Atirador Pronto”.

Cada série tem um comando distinto. Não será permitida mais de uma contestação “Não Pronto” em uma mesma série e existem penalidades caso exceda o tempo determinado (overtime).

Segurança é inegociável

Em todas as provas de tiro prático a segurança é inegociável:

Munição e arma apenas se encontram quando ordenado pelo Range Officer (R.O.), o oficial de pista, dentro da área designada. Em cada pista atuam pelo menos dois R.O.s, responsáveis desde o teste das pistas até a segurança do competidor e de todos os presentes, dentro e fora das áreas de tiro.

Qualquer mínimo desvio das regras de segurança implicam, pelo menos, na desqualificação do competidor de toda a prova. Não há margem para erros, porque sofrem a intervenção imediata dos R.O.s que estão preparados para acompanhar os competidores lado a lado, em cada disparo, atuando em conjunto com seus pares, atentos a cada mínimo movimento, dentro e fora da pista.