SCSA_Logo

Stell Challenge (Desafio do Aço)

A modalidade Steel Challenge, aqui conhecida como Desafio do Aço, tem um longo histórico, rivalizando a própria IPSC. Atualmente esta modalidade é controlada e regulamentada pela USPSA (United States Practical Shooting Association).

É uma modalidade muito interessante ao expectador pelo uso de alvos reativos e muito simples de ser compreendida – velocidade é tudo. E por manter o desafio constante ano após ano, atravéz de pistas padronizadas para o mundo todo, o Competidor é incentivado a sempre perseguir – e quebrar – os records de tempo das pistas, o que traz um grande atrativo à competição e aos expectadores.

A prova é disputada em 5 “strings” ou passadas, onde o Competidor deverá atingir os alvos no menor tempo possível. O tempo de string mais alto ou a “pior passada” é descartado, e o resultado da prova é a soma dos tempos dos 4 strings restantes.

O Steel Challenge oferece uma porta de entrada aos novos atletas do esporte de tiro, já que é menos intimidador que outras modalidades aos iniciantes ou menos experiêntes, exatamente por oferecer regras simples e diretas. Também oferece aos Competidores veteranos, com problemas de mobilidade reduzida, a oportunidade de continuar envolvido no esporte, o que certamente não ocorre em outras modalidades mais exigentes do desempenho físico.

Stages ou Pistas:

As pistas de Steel Challenge são padronizadas. Oferecem um desafio constante à combinação velocidade e precisão, além de oferecer ao Competidor e ao expectador um “feedback” imediato, já que somente são utilizados alvos metálicos reativos, ou Steel Plates.

O uso de pistas padronizadas também permite o “rankeamento” universal de competidores entre as diversas Regiões. Um ranking mundial pode ser encontrado no site oficial da modalidade (www.steelchallenge.com).

Além dos 8 stages (pistas) oficiais normalmente utilizados para Handgun (5 to Go, Showdown, Smoke & Hope, Outer Limits, Accelerator, The Pendulum, Speed Option e Roundabout), dois outros stages (pistas) são oferecidos exclusivamente para competições de Rimfire (Gallery e V) e outros dois stages exclusivos para competições de Shotgun (Falling W e Outsider).

Em todos os stages, apesar da aparente simplicidade, há várias formas diferentes de resolve-los. Existem discussões intermináveis disponíveis em sites e fóruns online sobre a melhor maneira de resolver cada stage…

Divisões, Equipamentos e Categorias

O Steel Challenge não diferencia Fator de Potência, e por isso um leque bastante grande de diferentes equipamentos podem ser utilizados para sua prática. Os requisitos para equipamentos utilizados no SC são os mesmos utilizados nas regras da IPSC ou da USPSA, conforme determinado pelo Diretor da prova. Estes equipamentos são agrupados nas seguintes divisões:

Divisão Rimfire Open

Nesta Divisão não há limites para as modificações feitas no equipamento (arma) e podem ser utilizadas miras óticas eletrônicas. Apenas o calibre .22LR é permitido.

Divisão Rimfire Iron Sights

O equipamento pode sofrer customizações mas há limitações, não é possível o uso de compensadores ou similares e não é permitido o uso de mira ótica ou eletrônica. Apenas o calibre .22LR é permitido.

Divisão Open

Nesta Divisão não há limites para as modificações feitas no equipamento (arma) e podem ser utilizadas miras óticas eletrônicas. Os calibres normalmente utilizados são o 9x23mm ou o .38 SuperAuto.

Divisão Standard (ou Divisão Limited)

O equipamento pode sofrer customizações mas há limitações com relação ao tamanho físico. Não é permitido o uso de mira ótica ou eletrônica. Os calibres normalmente utilizados são o .40 S&W e o .45 ACP.

Divisão Production

Abrange qualquer pistola double action ou safe action contida na lista de equipamentos homologados para a Divisão Production na IPSC ou na USPSA, conforme o caso. Os calibres normalmente utilizados são o 9x19mm (este apenas por agentes Militares ou Federais autorizados), .40 S&W, .38 SuperAuto e .45 ACP.

Divisão Revolver

São utilizados Revolver com cilindro de capacidade de 6 disparos. Customizações são aceitas. Os calibres normalmente utilizados são o .38 SPL, .40 S&W e .45 ACP.

Divisão Classic

É disputada com pistola modelo 1911, com poucas modificações aceitas em relação ao modelo original. O calibre mais utilizado é o .45 ACP.

Divisão Light

Esta divisão somente é utilizada em competições no Brasil. Esta divisão utiliza o calibre .380 ACP. Vale-se das regras da Divisão Standard, porém com um Fator de Potência mínimo reduzido.

Divisão Iniciante:

Esta Divisão, utilizada somente pela FPTP, tem a finalidade de permitir aos Competidores que estão em seu primeiro ano de competições a oportunidade de ser avaliado e premiado junto com outros Competidores também iniciantes. O calibre mais utilizado nesta divisão, pela facilidade no aprendizado e disponibilidade do equipamento, é o .380 ACP.

Divisão MiniRifle Open

Nesta divisão são utilizadas Armas Longas, ou rifles, somente no calibre .22LR. São permitidos compensadores e miras óticas ou eletrônicas

Divisão MiniRifle Standard
Assim como na divisão anterior, somente o calibre .22LR é permitido. Não é permitido o uso de compensadores ou miras óticas ou eletrônicas.

Categorias
As Categorias utilizadas pela FPTP são a Overall, Junior (Competidores entre até 18 anos), Lady, Senior (Competidores entre 55 e 64 anos) e SuperSenior (Competidores acima de 65 anos).