Steel Challenge:
O Desafio do Aço.

O Steel Challenge é um esporte de tiro cronometrado que testa a velocidade e precisão dos atiradores ao disparar em alvos de aço. Ele é composto por oito estágios, cada um com cinco alvos de aço posicionados em padrões diferentes. O objetivo é disparar em cada alvo o mais rápido possível, com o menor tempo total possível para completar todos os estágios.

É um esporte desafiador e emocionante que requer habilidade, precisão e velocidade para ter sucesso.

Armas e alvos

Os tipos de alvo usados no Steel Challenge são todos de aço, e variam em tamanho e forma de acordo com cada estágio. Os alvos são geralmente suspensos por cabos ou correntes, e são pintados em cores diferentes para indicar o alvo correto a ser disparado.

As armas permitidas no Steel Challenge são pistolas semiautomáticas e revólveres, com um calibre máximo de .45 ACP. Os atiradores devem usar munição padrão de fábrica com uma velocidade de boca de até 1.260 pés por segundo. O uso de miras ópticas é permitido, mas restrito a uma ampliação máxima de 6x.

As regras do Steel Challenge são padronizadas pela Steel Challenge Shooting Association (SCSA), que é a organização que governa e sanciona a competição. O SCSA tem como objetivo promover o esporte de tiro e fornecer uma plataforma de competição segura e justa para todos os atiradores.

 

stevefostershooting.com

Velocidade e precisão

O Steel Challenge é uma modalidade de tiro prático que consiste em acertar alvos de aço em diferentes posições e distâncias em um tempo mínimoÉ uma das modalidades do IPSC (International Practical Shooting Confederation), que é um esporte dinâmico e desafiador que exige que o esportista execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão utilizando armas com potência ajustadas ao regulamento.

A prova é disputada em 5 “strings” ou passadas, onde o Competidor deverá atingir os alvos no menor tempo possível. O tempo de string mais alto ou a “pior passada” é descartado, e o resultado da prova é a soma dos tempos dos 4 strings restantes.

A competição começa com uma sessão de treinamento, onde os atiradores podem praticar nos alvos e se familiarizar com os diferentes padrões de tiro de cada estágio. Em seguida, cada atirador compete em uma série de rodadas cronometradas em cada estágio, com o tempo mais rápido para cada estágio sendo usado para o resultado final.

Segurança é inegociável

Em todas as provas de tiro prático a segurança é inegociável:

Munição e arma apenas se encontram quando ordenado pelo Range Officer (R.O.), o oficial de pista, dentro da área designada. Em cada pista atuam pelo menos dois R.O.s, responsáveis desde o teste das pistas até a segurança do competidor e de todos os presentes, dentro e fora das áreas de tiro.

Qualquer mínimo desvio das regras de segurança implicam, pelo menos, na desqualificação do competidor de toda a prova. Não há margem para erros, porque sofrem a intervenção imediata dos R.O.s que estão preparados para acompanhar os competidores lado a lado, em cada disparo, atuando em conjunto com seus pares, atentos a cada mínimo movimento, dentro e fora da pista.