Silhuetas Metálicas.

Praticada no México nos anos 40, a modalidade de tiro esportivo Silhuetas Metálicas foi estabelecida oficialmente nos Estados Unidos em 1976. No Brasil, a modalidade foi introduzida na década de 1980 por um propagador do tiro esportivo, que patrocinou a construção de um clube em Itapevi, SP, onde até hoje se pratica a modalidade. A IHMSA é o órgão que regulamenta a modalidade em todo o mundo, incluindo o Brasil, que segue suas regras.

O desafio da modalidade é disparar em séries de 5 alvos metálicos em formato de silhuetas de animais em tamanho natural. A modalidade Big Bore, que simula uma situação de caça, é praticada a distâncias de 50m, 100m, 150m e 200m. Já as modalidades Field e Small Bore têm alvos dispostos em distâncias menores de 25m, 50m, 75m e 100m, em escala 1/2, 1/4 e 1/5 do tamanho natural. Em todas as modalidades, há 10 alvos em cada distância, totalizando 40. É uma modalidade excelente tanto para os veteranos quanto para a iniciação no tiro esportivo, contando inclusive com a modalidade de Ar Comprimido. 

 

Uma modalidade clássica no tiro esportivo

Para a modalidade Small Bore, utiliza-se apenas o calibre .22 LR nas distâncias mencionadas acima. Nessa categoria, pode-se atirar em pé ou deitado. Na modalidade Field, os calibres mais utilizados são o .22 LR e o .38 SPL, e o tiro é feito apenas na posição em pé. Na modalidade Big Bore, são utilizados calibres como o .357 Magnum e o .44 Magnum, sendo os alvos em tamanho natural e as distâncias de tiro de 50m, 100m, 150m e 200m. Nessa modalidade, é possível atirar em pé ou livre (free style), na maioria das vezes deitado.

Não há impedimento para a utilização de outros calibres permitidos por lei. No entanto, devido ao peso dos alvos e à baixa energia desses calibres, pode-se acertar o alvo e não derrubá-lo, o que não conta ponto na pontuação final.

Esta é uma modalidade desafiadora e emocionante que requer precisão, concentração e habilidade. É praticada em diversas categorias e é reconhecida por diversas organizações esportivas em todo o mundo.

Segurança é inegociável

Em todas as provas de tiro prático a segurança é inegociável:

Munição e arma apenas se encontram quando ordenado pelo Range Officer (R.O.), o oficial de pista, dentro da área designada. Em cada pista atuam pelo menos dois R.O.s, responsáveis desde o teste das pistas até a segurança do competidor e de todos os presentes, dentro e fora das áreas de tiro.

Qualquer mínimo desvio das regras de segurança implicam, pelo menos, na desqualificação do competidor de toda a prova. Não há margem para erros, porque sofrem a intervenção imediata dos R.O.s que estão preparados para acompanhar os competidores lado a lado, em cada disparo, atuando em conjunto com seus pares, atentos a cada mínimo movimento, dentro e fora da pista.