LOGO_HMSA_01

SILHUETAS METÁLICAS

UM BREVE HISTÓRICO

A modalidade de tiro Silhuetas Metálicas foi criada oficialmente nos Estados Unidos em 1976 e consiste em atingir e derrubar alvos metálicos com formato de silhuetas de animais (galinha, porco, peru e carneiro), em tamanho natural. Na modalidade Big Bore, as distâncias são de 50m, 100m, 150m e 200m respectivamente, simulando uma situação de caça. Também há a modalidade FieldSmall Bore onde os alvos estão dispostos nas distâncias de 25m, 50m, 75m e 100m em escala 1/2, 1/4 e 1/5 do tamanho natural. Em todas as modalidades são 10 alvos em cada distância, totalizando 40. Há ainda a modalidade Ar Comprimido.

Essa modalidade de tiro desportivo foi introduzida no Brasil na década de 1980 por um Mecenas do Tiro Esportivo que patrocinou a construção de um clube e cede até hoje uma área em Itapevi, SP, para a prática dessa modalidade. O órgão que regulamenta a modalidade é a INTERNATIONAL HANDGUN METALLIC SILHOUETTE ASSOCIATION – IHMSA (www.ihmsa.org). O Brasil segue estas regras, que podem ser encontradas também no site da IHMSA (www.ihmsa.org/rules.html) . Devido à dificuldade para a aquisição de armas de mão utilizadas nas modalidades e com a finalidade de incentivar a participação de um número maior de atiradores, no Brasil foram criadas Divisões adicionais para Armas Longas.

Para a modalidade Small Bore, utiliza-se somente o calibre .22 LR nas distâncias de 25m (galinha), 50m (porco), 75m (peru) e 100m (carneiro). São 10 alvos em escala para cada distância, iniciando pela menor distância, 25 m, mudando-se para as demais distâncias ao final de cada série de tiros. Encerrada a série, o juiz da prova determina que as armas sejam abertas e descarregadas e depois comanda a mudança para a pedana de tiro seguinte, e assim sucessivamente até a distância de 100m onde termina a prova. Nesta categoria pode-se atirar em pé ou deitado.

Na modalidade Field, os calibres mais utilizados são o .22 LR e o .38 SPL, com alvos maiores que os da anterior e somente se atira na posição em pé.

Na modalidade Big Bore são utilizados calibres como o .357 Magnum e o .44 Magnum, sendo os alvos em tamanho natural, cujas distâncias são 50m (galinha), 100m (porco), 150m (peru) e 200m (carneiro), onde se atira em pé ou livre (free style), na maioria das vezes deitado. Não há impedimento para a utilização de outros calibres permitidos por lei, no entanto, devido ao peso dos alvos e a baixa energia desses calibres, corre-se o risco de acertar o alvo e não derruba-lo, não contando o ponto.

Todas essas peculiaridades relatadas podem ser verificadas em dois vídeos promocionais da IHMSA que podem ser acessados nos links abaixo, os quais demonstram como a modalidade se desenvolve e a segurança encontrada nos estandes.

IHMSA Introduction

Georgia IHMSA