O Saque Rápido.

O Saque Rápido é uma modalidade emocionante e desafiadora, que testa a habilidade e precisão dos atiradores em condições de pressão. Os alvos são exibidos por períodos de tempos cada vez mais curtos e o atleta deve efetuar 5 disparos em diferentes distâncias, que são progressivamente reduzidas.
 

  • 1ª série: 15 metros – 1 disparo por alvo, em 8, 6 e 4 segundos
  • 2ª série: 10 metros – 1 disparo por alvo, em 8, 6 e 4 segundos
  • 3ª série: 5 metros – 1 disparo por alvo, em 6, 4 e 3 segundos
  • 4ª série: 5 metros – 5 disparos no mesmo alvo, em 3 segundos

As categorias

Existem quatro categorias: Open, Pistola, Revolver e Damas.

Na categoria Open, equipamentos com mira óptica ou eletrônica são permitidos e onde pistolas e revólveres competem em nível de igualdade, bem como homens e damas, entretanto, caso hajam mais de 5 competidoras, as damas serão avaliadas e premiadas separadamente.

Na categoria Pistola e na categoria Revólver, apenas equipamentos sem acessórios auxiliares são permitidos.

Na categoria Damas, pistolas e revólveres competem em igualdade.

Segurança é inegociável

Em todas as provas de tiro prático a segurança é inegociável:

Munição e arma apenas se encontram quando ordenado pelo Range Officer (R.O.), o oficial de pista, dentro da área designada. Em cada pista atuam pelo menos dois R.O.s, responsáveis desde o teste das pistas até a segurança do competidor e de todos os presentes, dentro e fora das áreas de tiro.

Qualquer mínimo desvio das regras de segurança implicam, pelo menos, na desqualificação do competidor de toda a prova. Não há margem para erros, porque sofrem a intervenção imediata dos R.O.s que estão preparados para acompanhar os competidores lado a lado, em cada disparo, atuando em conjunto com seus pares, atentos a cada mínimo movimento, dentro e fora da pista.