Carabina de Precisão

Praticar tiro esportivo é uma atividade que requer habilidade, concentração e precisão. Uma das modalidades mais interessantes é a Carabina de Precisão. Se você é um atirador esportivo que procura uma modalidade que exija mais precisão e desafio, a Carabina de Precisão pode ser o que você procura.

Para começar, é importante destacar que a Federação Paulista de Tiro Prático – FPTP definiu normas e procedimentos para essa modalidade. No que se refere à arma, as carabinas com características esportivas são permitidas, desde que contenham miras abertas, sem nenhum tipo de aparelho óptico, e que não possuam acessórios de armas olímpicas ou qualquer modificação que altere suas características. É permitida a utilização de armas semi-automáticas, porém o uso de fuzil é vedado.

Prof. Luiz Daré, mega campeão em todas as modalidades de precisão (jcnet.com.br)

Equipamentos

Quanto aos equipamentos, não é permitido o uso de casaco de tiro, luvas ou qualquer outro tipo de vestimenta que possam facilitar o tiro. A utilização de lentes corretivas, botas, chapéu de tiro, tapa-olho e cronômetros são aceitos, sendo obrigatório o uso de abafador de ruídos e óculos de proteção. É permitido o uso de luneta para observação dos impactos no alvo, desde que não acoplada à arma. A utilização de bandoleira e “champignon” é proibida.

O alvo e a posição de tiro

O alvo adotado para essa modalidade é o alvo duplo homologado pela Federação Paulista de Tiro Prático, que consiste em dois alvos idênticos, impressos na mesma folha, sendo o alvo da esquerda para a primeira série e o da direita para a segunda série. O atirador deverá efetuar 10 disparos em 120 segundos em cada um dos alvos, a uma distância de 25 metros.

O atirador deverá ficar em pé, sem nenhum tipo de apoio ou suporte. A sustentação da arma se dará com ambas as mãos e o ombro, sendo permitido apoiar um dos braços e cotovelos no tórax. A arma, na posição de partida, deverá estar a 45 graus em relação ao solo ou sobre a bancada.

Pontaria afiada

A prova consistirá de vinte disparos, sem ensaio, sendo os dez primeiros no alvo da esquerda e os dez últimos no alvo da direita. Os atiradores deverão carregar a arma, da forma que melhor lhe convier, sendo que a prova terá início com o comando “Atiradores Prontos?”. Caso o competidor diga “Não Pronto.”, serão dados 20 segundos para que ele se prepare. Em uma mesma série, não será aceita mais de uma contestação “Não Prontos.” pelo mesmo competidor.

Por fim, vale destacar que, em caso de empate, será realizado um disparo adicional para cada atirador que estiver na mesma posição. Se o empate persistir, será realizado um novo disparo até que haja um vencedor. É importante lembrar que falhas de munição ou mecânica da arma, após o início da prova, deverão ser resolvidas pelo competidor dentro do tempo da série.

Segurança é inegociável

Em todas as provas de tiro prático a segurança é inegociável:

Munição e arma apenas se encontram quando ordenado pelo Range Officer (R.O.), o oficial de pista, dentro da área designada. Em cada pista atuam pelo menos dois R.O.s, responsáveis desde o teste das pistas até a segurança do competidor e de todos os presentes, dentro e fora das áreas de tiro.

Qualquer mínimo desvio das regras de segurança implicam, pelo menos, na desqualificação do competidor de toda a prova. Não há margem para erros, porque sofrem a intervenção imediata dos R.O.s que estão preparados para acompanhar os competidores lado a lado, em cada disparo, atuando em conjunto com seus pares, atentos a cada mínimo movimento, dentro e fora da pista.